Mais e melhor<br>militância comunista
O reforço do Partido, ao nível da sua organização e da sua implantação junto dos trabalhadores e do povo, é um objectivo estratégico do colectivo partidário comunista. É-o hoje, perante o objectivo central da ruptura com a política de direita e da construção de uma política patriótica e de esquerda, e sê-lo-à sempre, em qualquer fase ou etapa da luta revolucionária. Porque se não há alternativa sem o PCP, só um PCP mais forte é capaz de contribuir decisivamente para que sejam concretizadas as rupturas e transformações sociais necessárias. Sempre assim foi e sempre assim será.
No presente, o colectivo partidário tem entre mãos o cumprimento das exigentes tarefas definidas pelo XIX Congresso, desenvolvidas na resolução do Comité Central «Mais Organização, Mais Intervenção, Maior Influência, Um PCP mais Forte». Entre elas, ressalta a concretização da acção e contacto com os militantes, visando a elevação da militância, a entrega do novo cartão de membro do Partido e a actualização de dados.
Longe de ser uma tarefa administrativa, limitada ao preenchimento burocrático de uma ficha de contacto, esta acção é da maior importância política pelo que pode significar – e significa já, em muitas organizações e sectores – de reforço concreto da organização e intervenção do Partido ao mais variados níveis. Criatividade e determinação são, pois, duas características fundamentais para levar por diante, com êxito, esta tarefa imensa e cheia de potencialidades que é o contacto com todos e cada um dos largos milhares de militantes do Partido Comunista Português.
Com a entrega do novo cartão, acompanhada da edição de bolso do Programa e dos Estatutos aprovados no XIX Congresso, pretende-se consagrar a reafirmação da militância comunista, do apego ao projecto de democracia avançada e socialismo que o PCP defende e corporiza e da determinação em prosseguir o combate quotidiano por esse mesmo projecto. Álvaro Cunhal escreveu, no seu célebre «O Partido com Paredes de Vidro», que para um comunista a militância é o «mais exaltante motivo de vida», sendo-lhe difícil viver sem uma actividade militante, sem o seu Partido. Ora, o cartão de membro do Partido simboliza precisamente essa militância e esse compromisso.
Já o preenchimento da ficha de actualização de dados permite extrair todas as potencialidades dessa militância, ao garantir às organizações do Partido informações actualizadas sobre os locais de residência e de trabalho de cada um dos militantes e ainda de que sindicatos, associações e colectividades são sócios ou dirigentes – questões essenciais para elevar o nível da intervenção política do Partido em cada empresa, sector, concelho ou localidade.
Elevar a militância – questão essencial
Mas é o primeiro dos objectivos anunciados – a elevação da militância – a questão primeira subjacente a esta acção de contacto com os membros do Partido. Se concretizada de forma «política», e não meramente administrativa, ela permitirá conversar com milhares e milhares de membros do Partido, apurando as suas disponibilidades, possibilidades e capacidades e propondo-lhes a integração num determinado organismo e a atribuição de tarefas concretas, que possam ir ao encontro das necessidades das organizações partidárias. Especial importância assume a integração dos comunistas trabalhadores no activo nas células e sectores profissionais respectivos, reforçando o Partido onde ele é mais necessário – junto da classe operária e dos trabalhadores.
Também o alargamento da difusão da imprensa partidária está em causa com esta acção, pois as conversas com milhares de membros do Partido permitirão não apenas alargar o número daqueles que regularmente compram e lêem o Avante! e O Militante, como também reforçar as equipas de distribuição e venda, tanto pela organização do Partido como junto dos trabalhadores e do povo.
Da mesma forma que estes contactos não deixarão de se reflectir no aumento da recolha de fundos para o Partido, quer por via do pagamento da quotização por parte de quem actualmente não o faz, quer através do aumento do valor da quota em muitas outras situações. A campanha nacional de fundos visando a aquisição da Quinta do Cabo estará igualmente presente nas conversas.
A acção de contactos deverá ainda contribuir para alargar o recrutamento. Importa, assim, saber quem são, no círculo de relações de cada um dos militantes contactados, as pessoas que possam vir a ingressar no Partido e estabelecer desde logo quem e quando se contacta cada um destes candidatos a militantes do PCP.